terça-feira, 5 de julho de 2011

Posted by jinson on terça-feira, julho 05, 2011 10 comments


A pouco tempo uma amiga perdeu um amor. Acabou assim, de uma hora para outra, declarações de amor de alguns muitos anos.
Quando saímos para conversar, ela lutava para segurar as lágrimas. Comentou que estava sendo muito difícil agüentar tudo aquilo e que todos diziam para ela seguir em frente, sair e se divertir, mas ela não conseguia e não queria.

Quando quebramos a perna, o médico coloca o gesso e recomenda repouso absoluto, sem forçar nada. Então por que é que com o coração seria diferente? Um coração em pedaços leva muito tempo para ser reconstruído, é uma cirurgia lenta e delicada que precisa passar por todas as fases, passo a passo, lentamente.

Nós, mulheres, precisamos de tempo. Temos fases para passar iguais a de um vídeo game, e o nível de dificuldade vai oscilando, dependendo da maneira como se joga. A primeira fase é depressiva, a segunda a raiva, a terceira a auto-estima... e assim vamos reconstruindo pedacinho por pedacinho, até o coração estar novinho em folha e muito melhor do que o antigo.

Disse para ela que chorar era a melhor coisa naquele momento e que ela deveria fazer o que tivesse vontade. Se quisesse chorar, que se trancasse no quarto e chorasse toda a cachoeira de lágrimas, e que se tivesse vontade de sair, que saísse para onde bem entendesse. Acho que é assim que a gente enfrenta melhor as coisas, da nossa maneira, e não de como os outros acham que é, porque cada pessoa reage diferente, assim como cada pessoa é realmente diferente.

Li uma entrevista da Lya Luft onde ela dizia “Fico inquieta quando vejo alguém perder um filho, o marido, e todo mundo dizendo: ‘Reage, não chora!´. Como não? Tem que chorar. Uma vez uma jovem me ligou dizendo: ´Lya, conversa com a minha mãe? Ela ficou viúva há 15 dias e só chora em cima da cama.´, e ela respondeu ´Faz 15 dias? Então ela deveria estar chorando embaixo da cama´.”

Por isso, digo “sim, nós temos o direito de chorar”. Para aliviar o peso do coração, enxugar as lágrimas, levantar a cabeça e voltar a viver.
Portanto, minha amiga, chore sim, que eu prometo que passa. ;)

10 comentários :

Karina Dias disse...

Perfeito!! Te amo!!

Ludmila Paz disse...

Bruuu, li todo! Adorei!!!

Monise Fatichi disse...

Eu preciso mostrar seu texto pra minha mãe! rs .... como pode alguém conhecer tão bem a amiga e saber expressar tão bem o q nem a própria sabe?

Camila Moura Saugo disse...

Nossa Bru Dias Ameei demais serio, não sei o que dizer, espero que passe mesmo isso um dia! morrendo de Saudadeeeeee!! Tentei fugir não consegui tive que chorar e encarar de frente.. Mais to viva uahauhauh Obrigada amiga.

Karina Dias disse...

Passa, eu sei que passa Camila.

Camila Moura Saugo disse...

Jura? vai fazer dois meses, e ainda penso nele todo santo dia é horrivel.. Espero que passe mesmo. Obrigada

Karina Dias disse...

Posso te dizer com propriedade! ;) Pode demorar meses, mas melhora. Não digo esquecer, eu quero dizer não sofrer mais.

Camila Moura Saugo disse...

Brigada vio? Sabe como é to na fase depre uauahhua

Edna Bertolim disse...

O respeito pelo que sofre implica necessáriamente na solidariedade, na comunhão de sentimentos...
Chorar é como rir, uma válvula de escape de alívio após tensão.Por que é tão difícil ver alguém chorando?

Tatiana disse...

Brigada Bru... tava querendo mesmo ler algo assim... é que eu ainda tô nos exames pré operatórios,sabe? Quando tá tudo quebrado ainda, mas eu, como boa anestesista, sei q pra me anestesiarem e operarem tenho q ter condições mínimas... então ainda ta rolando uma preparação, porque depois que a ciru começar e a anestesia estiver em ação,ainda vai estar ruim, mas já melhor.