quarta-feira, 18 de maio de 2011

Posted by jinson on quarta-feira, maio 18, 2011 3 comments
Falta respeito. Falta respeito em todos os lugares, nos relacionamentos, nas empresas, nas diferenças sociais, raciais, sexuais e entre as religiões.


“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus 22:39)

Na minha interpretação o amor pedido na frase acima, na verdade, não necessariamente precisa ser amor, mas sim simplesmente respeito, que acaba sendo uma forma de amor.
Quando a gente respeita não mata, não rouba, não xinga, não prejudica. Respeita.



Toma essa, Débora Secco
Há algum tempo atrás a atriz Débora Secco foi ao programa Altas Horas, do Serginho Groisman, e como o marido dela, o jogador Roger Flores, jogava em um país árabe ela optou por usar o hijab (véu islâmico) lá, por respeito.

Um dia, conversando com uma mulher que usava as vestimentas tradicionais, a Débora perguntou se ela não se sentia submissa por ter de cobrir todo o seu corpo porque os homens de lá exigiam isso. A resposta foi que não, e que ela achava que submissão era quando as brasileiras ficavam nuas no carnaval para satisfazer o desejo dos homens.

Achei fantástica a resposta dela. Afinal, as festas de Carnaval e as mini-roupas e biquínis que usamos aqui fazem parte da cultura brasileira assim como as burcas e hijabs fazem parte da cultura deles. E se todos respeitassem a cultura alheia não haveria discussão quanto a isso.


Pimenta nos olhos dos outros é refresco
Aqui no Brasil, uma mulher que é obrigada por um homem a fazer alguma coisa é vista com outros olhos. Aqui a mulher pode fazer o que quiser, pode até bater no marido, mas o marido não pode bater na mulher. Não fomos nós que lutamos por isso? E não fomos nós que conquistamos isso?

Pois bem, lá é mais ou menos a mesma coisa. A cultura é assim, elas gostam disso e não querem mudar. Lá os maridos mandam, elas obedecem e são felizes assim.
Então por que, nós brasileiros, temos que meter o bedelho onde não somos chamados?

Temos o direito de impor, contra a sua vontade, que tipo de vestimenta ou atitude você deve ter?

Respeito.

3 comentários :

Karina Dias disse...

Concordo! A palavra é: RESPEITO!

Ingrid Bon Bilmayer disse...

Detalhe pelo filme que "Debora" protagoniso à pouco tempo, seria meio controverso ?

Karina Dias disse...

Respeito é bom e nós gostamos. ;)