segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Posted by jinson on segunda-feira, agosto 19, 2013 No comments
"Em uma sociedade sustentada pela mentira, qualquer expressão da verdade é vista como loucura". Emma Goldman.


Sabe, muitas vezes ser honesto e falar o que pensa não é uma qualidade. Pra falar a verdade, no meu caso, nunca foi. Muitas vezes fui tachada de brava, grossa ou inconveniente. Passei por isso muitas e muitas vezes, e mesmo repetindo que não o faria mais, nunca aprendi. Descobri  que isso  faz parte de mim e foi assim que voltei atrás mais algumas vezes e entendi que, entre a verdade e a mentira, fico com a verdade, fico comigo.

Estou dizendo isso porque junto com essa busca incansável e chata pelo ideal da beleza perfeita, parece que veio também uma mania das pessoas tentarem serem boas e divinas. A ideia seria fascinante se não fosse pelo fato de que, é impossível o ser humano ser perfeito.

Conheço muitas pessoas boas, de verdade, dessas que te fazem acreditar no mundo novamente, te fazem ver que ainda há salvação. E quer saber? Essas pessoas não saem por aí contando os bons atos delas. Elas simplesmente ... fazem. Não colocam no Facebook, não aparecem na mídia, não se promovem. 

Não acredito em quem fala e nunca vou acreditar. 
Eu acredito em quem faz.


Você com certeza conhece alguém assim ou até mesmo pode ser uma dessas pessoas. Já parou para pensar? Dessas que reclama da corrupção e dos descontos do seu salário mas não vai pra rua apoiar protestos? Dessas que sentem dó de crianças carentes mas as olham do outro lado do vidro do restaurante? Que sentem pena do cão que está no frio e na chuva, com fome, abandonado e o lança um olhar com dó, mas mantém a velocidade do carro e vai para casa? Que xinga o vizinho de vagabundo mas vive com o salário dos pais? Então, elas estão por toda parte.

Estou farta de gente 'boa'. De gente ecochata que joga latinha na rua, politicamente correta que não respeita ninguém, que tem um péssimo relacionamento com a família e posta "minha família é perfeita", de gente que muda de ideia para agradar os outros, que esbanja dinheiro e roupas de marca por aí mas não paga o papel higiênico que usa na casa em que mora com a mãe, de namoros perfeitos que não existem, de pessoas que escrevem "obrigado Deus" mesmo sabendo que Deus não tem Facebook. Graças a Deus.

Sabe, todos tem problemas, até a Sandy. E o Júnior. Você não está sozinho e não é vergonha para ninguém assumir que tem problemas com algo ou alguém. Vergonha é, mentir para você mesmo E postar isso no Facebook. Na verdade, é vergonhoso, solitário e triste demais. Até a chata da Pollyana, que só via o lado bom das coisas, já entendeu.

Minha mãe sempre disse "você não pode mudar o mundo sozinha". Sei disso. Mas conheço pessoas maravilhosas que, juntas, podem mudar. Quanto a todas estas outras citadas acima, elas sim não podem e não querem mudar nada.

Então, antes de ir a um orfanato, a um abrigo, pergunte se o seu coração quer isso ou se é apenas o seu Facebook que quer. Se seu coração é bom, antes de sair por aí dizendo o quanto você é bom e divino, pergunte a ele o quanto essa mentira vai preencher o seu vazio.


Faça um favor para você mesmo (e para mim), seja verdadeiro, doa a quem doer.

0 comentários :